segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Os ipês que encantam a Escola Municipal Irmã Maria de Lourdes"

Como estamos contemplando a beleza dos ipês nos arredores da Escola Municipal "Irmã Maria de Lourdes" foi realizado um concurso de redação com as turmas dos 9º anos do turno matutino sob orientações da professora Ana Lúcia e pedagoga Rosilene. Após a correção e escolha das duas melhores redações,1º e 2º lugar a pedagoga Rosilene organizou um momento cívico durante o qual  fez a leitura das redações premiadas e entregou os prêmios aos vencedores.

 
A Origem dos Ipês

O ipê é uma árvore do gênero Tabebuia (antes Tecoma), pertencente à família das bignoniáceas, podendo ser encontrada em seu estado nativo por todo o Brasil. Há muitos séculos, o ipê - também chamado de pau-d’arco, no Norte - vem sendo apreciado tanto pela excelente qualidade de sua madeira, quanto por seus efeitos ornamentais, decorativos, e até medicinais.

A árvore do ipê é alta, bem copada e, no período da floração, apresenta uma peculiaridade: fica totalmente desprovida de folhas. Estas dão lugar às flores - amarelas-ouro, brancas ou roxas – que estampam belas manchas coloridas nas paisagens do País. O ipê floresce de julho a setembro e frutifica em setembro e outubro. Sua madeira é bela, de cor castanho-oliva ou castanho-avermelhada, e com veios resinosos mais escuros. Após o período da floração, aparecem as folhas digitadas, com 5 a 7 folíolos. No inverno, porém, a árvore se apresenta totalmente despida de folhas e flores.

A madeira do ipê é muito valorizada. Por sua resistência, dureza e flexibilidade sempre foi considerada uma madeira-de-lei. Uma outra vantagem que ela possui é a de aguentar bastante a umidade. Desse modo, a sua madeira é utilizada em construções civis e navais (produção de quilhas), em edificação de pontes, na confecção de postes e dormentes, de tacos de assoalho, vigamentos, esteios, bengalas, entre tantos outros. O ipê também é plantado em parques e jardins, servindo para a arborização urbana.


Redações Premiadas
 
A Maravilha dos Ipês

     Todo ano em uma certa época, os ipês que cercam a escola Municipal “Irmã Maria de Lourdes” no bairro São Pedro florescem.
      A maravilha dos ipês atrai muita atenção, fotografias,encanto. Toda a escola se inunda de um perfeito tom lilás deixando tudo como num sonho.
      O passeio e até mesmo as ruas se banham em um tapete de flores.
     Todas as pessoas que passam por perto são atraídas e param para tirar fotos. Os alunos ficam até com maior vontade de estudar com tamanha beleza.
     As pessoas saem de suas casas para conferir os tão falados ipês, e não tem quem não se encante.
    No final dessa época em que as flores cessam as pessoas se entristecem por chegar ao fim esse show, mas também sorriem ao lembrar com a certeza de que todo ano acontecerá um novo espetáculo!
                                                                                                     Ana Luiza Silva Barbosa                                                                                                                             9º Cobre  
                                                                                                       Professora Ana Lúcia                                                                                   
Os Ipês

      Está chegando a primavera, época que as árvores começam a florescer. Em volta de toda a nossa escola também tem árvores, mais essas são árvores diferentes, porque transmitem o sentimento de paz,alegria, compaixão e amor.
     Essas árvores de que estou falando são os ipês.
     De dentro da minha sala de aula, temos como observar muitos. Quando vejo aquelas flores nas árvores, que até pouco tempo sem flores algumas, sinto alegria.
    Fica tão legal aquelas flores na árvore que chamam muito a atenção. Várias pessoas que passam perto da escola prestam atenção nos ipês e, ás vezes até tiram fotos.

                                                                                         Leonardo Pereira André Santos 
                                                                                         9º Ano Ouro
                                                                                                 Professora Ana Lúcia    

 
Vejam que lindas fotos!!!

 9º Cobre
9º Ouro
"Que sejamos como os ipês, que saibamos florir nos invernos da vida!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Medalha de Bronze

O aluno Gabriel Felipe Barros de Carvalho do 9º Ano Cobre do turno matutino da Escola Municipal "Irmã Maria de Lourdes" é medalha ...