quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Projeto: Feira Cultural Folclórica


Justificativa:

Folclore é a maneira de agir, pensar e sentir de um povo ou grupo com as qualidades ou atributos que lhe são inerentes, seja qual for o lugar onde se situa o tempo e a cultura. Não é apenas o passado, a tradição; ele é vivo e está ligado à nossa vida de um jeito muito forte. Por isso, é tão importante conhecê-lo.
 O professor deve saber aproveitar o atraente, rico e variado mundo do folclore, como fonte inesgotável de motivação didática e de elevada importância pedagógica.
Este trabalho será desenvolvido através de fundamentação teórica por parte do professor e dos próprios alunos e realizado em sala de aula, a partir do lar, da família, estendendo-se à vizinhança e a comunidade. Desta maneira, o trabalho pode ser regionalizado, enfatizando-se as manifestações ligadas às atividades locais.
O tema escolhido, Projeto Folclore, permitiu um trabalho interdisciplinar, envolvendo conhecimentos de Português, Matemática e Ciências, História e Geografia introduzindo os temas transversais Saúde, Cidadania, Educação Física e Artística.

Objetivo Compartilhado:

            Será realizada uma feira cultural envolvendo os turnos matutino, vespertino e noturno com exposição de barracas de artesanatos, barraca de plantas medicinais e ornamentais, barraca  dos brinquedos antigos e recicláveis, barraca das cantigas de roda, barraca dos objetos antigos, barraca das comidas típicas, barraca da matemática (alunos vestidos de bruxinhas, da matemágica: fazer jogos com os visitantes, com torre de Hanói, dominó de multiplicação, tangram, xadrez, dobraduras, sucatas, visualização de retas ou polígonos num computador, mostrando a Educação Matemática, usando o programa Grafimatic), barraca das lendas folclóricas, apresentação de danças ( quadrilha, portuguesa, samba, fita, forró, etc), moda de viola, coral do bairro com cantigas de roda, congado, grupo de capoeira, causos, piadas, folia de reis, desfile de trajes regionais e exposição dos trabalhos realizados pelos alunos durante a realização do projeto (desenhos, pinturas, provérbios, adivinhações, lendas, piadas, frases de pára-choque, trava línguas, parlendas).

Objetivo Geral:

            Proporcionar aos educando a possibilidade de desenvolver as habilidades e competências individuais e coletivas do conhecimento de si mesmo com sentimento de confiança em sua capacidade afetiva, física, cognitiva e ética de inter-relação pessoal e isenção social para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania e interação escola/comunidade.

Objetivos Específicos:
  • Valorizar a cultura através das danças, músicas, comidas típicas e outras atividades;
  • Desenvolver ritmo e compasso de (música, dança e outras atividades);
  •    Promover um evento que de forma saudável, alegre e harmoniosa, integre a comunidade e a escola com a sociedade:
  •   Incentivar a troca de informações, integração e comunicação entre ambos;
  •  Ampliar o conhecimento sobre a importância e a qualidade dos produtos alimentícios descartáveis e outros;
  • Dar a oportunidade aos alunos de refletirem valores morais éticos;
  • Possibilitar o desenvolvimento do pensamento crítico;
  •   Resgatar manifestações da sabedoria de nosso povo, que podem estar caindo no esquecimento;
  •  Ampliar a oportunidade de criação e maior espontaneidade, explorando a capacidade infinita do movimento em cada personagem.

Conteúdos:

Língua Portuguesa: ortografia, escrita, produções e leitura.

Artes: criatividade e expressão gráfica.

História e Geografia: as regiões, os costumes e a maneira de se expressar.

Matemática: receitas, cores, rótulos (quantidades, qualidades data de validade, unidade de medidas, etc...).

Ciências: medicina popular.

Desenvolvimento:

            As atividades serão desenvolvidas de forma individual e coletiva com a interação professor e aluno em sala de aula. Os alunos pesquisarão manifestações da cultura popular brasileira analisando cada uma delas. Os mesmos ainda criarão desenhos que possam ilustrar os textos (parlendas, trava-línguas, contos, etc.) trabalhos em sala referentes ao tema.

Sequência Didática:

  • Trabalhar textos folclóricos (lendas, parlendas, música, adivinhas, receitas; poesia; etc.);
  • Trazer uma pessoa da comunidade para contar uma lenda (ver qual);
  •       Escolher os alunos para apresentar as personagens da lenda ou fábula;
  •      Leitura da lenda ou fábula pelo professor;
  •       Recontagem da fábula pelos alunos;
  •      Produzir um cartaz com texto para expor na sala;
  • Elaboração de um bilhete com os alunos sobre o evento para melhor informar e convidar os pais para apreciação do evento;
  • Organizar uma lista de produtos usados na confecção dos pratos para consumo na festa, trabalhar a leitura e a escrita através da lista;
  •  Leitura de conto pelo professor com entonação;
  •         Assistir a fita sobre o conto em estudo;
  •     Reconto pelos alunos;
  •    Registro no quadro pelo professor;
  •  Leitura acompanhada dos textos escolhidos;
  •         Comentários;
  •       Confecção de um dicionário folclórico;
  •       Produção de livros como: adivinhas, lendas, poesias e cantigas;
  •        Produção de brinquedos pelos alunos;
  •      Comidas típicas;
  •       Ensaiar com as turmas as apresentações a serem realizadas na feira;
  •         Ornamentação do local da feira.

Materiais Didáticos:

            Livros, revistas, cartolinas, grampeador, grampo, fita adesiva, cola, tesoura, quadro, giz, pincel atômico, caderno, lápis, caneta, borracha, tnt, tinta de tecido, papel cartão, verniz, pincel, papel madeira, palito de churrasquinho, lápis de cor, EVA, TV, CD, etc.

Avaliação:

            A avaliação será através de registro por parte do professor em sala de aula frente à participação de cada aluno de forma individual e coletiva e do desenvolvimento da aprendizagem durante as atividades propostas.

Programação:

Dia: 28/09/2012

Local: Dependências internas da escola.

Todos os funcionários irão ornamentar e organizar o local da feira.

Horário: 16:30 (Abertura da feira para alunos e comunidade)

Apresentações:

Apresentações
Professores Responsáveis
Danças folclóricas (quadrilha, fita, portuguesa, forró e samba)
Elaine (gritar quadrilha) – alunos do turno matutino e vespertino);
Rosilene (portuguesa);
Jaqueline (Fita);
Lucínia (Samba);
Comunidade (Forró)
Piada
Indicação
Folia de Reis
Edna Costa, Elaine
Congado
Jaqueline, Lucínia e Rosilene
Grupo de Capoeira
Jaqueline (Cabo Elias)
Representações de Cantigas de Rodas
Lucínia (Coral do Bairro)
Causo
Lucínia (Herculano)
Casamento Caipira
Lucínia ( Adriana do PET)
Música/Moda de Viola
Ana Lúcia ( Alunos do Frederico);
Lucínia e Marcela (Banda do Bairro)
Trajes Regionais:
Sudeste – Siderurgia, mineração
Centro-Oeste – Sertanejo
Norte – índios, garimpeiros
Nordeste – Vaqueiro
Sul - Gaúcho
Edvânia, Márcia Nicoli, Regina Arruda e Rosana.


Exposições:

Exposições
Professores responsáveis
Artesanatos (crochê, tricô, tecelagem,pintura, arranjos naturais, louças, utensílios de bambu, balaio, cestas, redes e pescaria)
Ana Lúcia, Claudete, Cecília e Cristina Rabelo
Comidas Típicas (quitandas: bolos, biscoitos, queijos, doces, etc.)
Joanita, Ireni, Sueli, Betânia, Lúcia Regina, Raimunda e Elza
Personagens Folclóricos (Saci, mula sem- cabeça, curupira, sereia, etc.)
Sítio do Pica-Pau Amarelo
Elaine, Donizetti, Arilma, Édna Almeida, Édna Costa e Luciana
Brinquedos Antigos e Recicláveis (Pipa, carrinho de rolimã, boneca de pano, etc.)
Adélia, Débora, Waldemar, Inês, Vânia, Janaína e João Paulo
Barraca da Matemática
Gláubia, Bete, Mércia, Mírim e Nara
Barraca das Plantas Medicinais e Ornamentais
Brenda, Gláubia e Sandra
Barraca dos Objetos Antigos
Ana Cristina, Nhara, Natália, Doracilda e Elisânia
Barraca das Cantigas de Roda
Marcela, Patrícia, Sirlene e Rosinha

Apoio: Rosilene, Lucínia, Jaqueline, Eduardo, Harley, Alcilene e Fabiana

Apresentação: Sérgio

Organização Geral: Direção, Vice-direção e Pedagogas

Localização das Barracas:

Refeitório: Comidas Típicas

Sala 03: Artesanato

Sala 04: Objetos Antigos

Sala 05: Brincadeiras de Roda

Sala 06: Brinquedos Antigos e Recicláveis

Sala 08: Barraca da Matemática

Sala 09: Plantas Medicinais e Ornamentais

Sala 10: Personagens Folclóricas

Desfile de Trajes Típicos dos Estados Brasileiros:

Região Norte: É na região norte, no estado do Amazonas, que está grande parte da Floresta Amazônica. Sua capital é Manaus, situada próxima a junção dos rios Negro e Solimões. Amazonas, terra de muitos índios. Se nossa sociedade pudesse descobrir o valor da cultura indígena, com certeza os índios seriam mais respeitados e não tratados como inferiores.
Música: Índia – Cascatinha e Inhana

Região Centro Oeste: É no chão goiano, terra de imensos cerrados, do pequi co arroz, que o coração bate forte e canta o amor. Goiás é terra de muitas duplas sertanejas conhecidas em todo o Brasil. É a terra do amor. Estou a viajar na rodovia Belém Brasília, rumo a Goiás.

Música: Rumo a Goiânia – Leandro e Leonardo

Região Sudeste: É São Paulo, São Paulo da garoa. São Paulo é o estado mais rico e desenvolvido do Brasil. Terra de muitos operários, de gente que acorda cedo, que trabalha nas indústrias, que faz São Paulo crescer. São Paulo acolhe de braços abertos gente que vem de todo o Brasil, principalmente nordestinos em busca de trabalho e que colaboram para o seu progresso.

Música: São Paulo da garoa

Região Sul: Ser gaúcho, é ser hospitaleiro, é comer churrasco e tomar chimarrão na cuia, tié. Gaúcho é gente boa, leal e valente. É ser alegre, folgazão, é poder passear nos pampas em meu cavalo veloz, é viver dançando, tocando violão, sanfona e gaita nas horas de folga.

Música: Churrasco e bom chimarrão – Chitãozinho e Xororó

Região Nordeste: Terra da caatinga, do frevo, do axé, terá da seca, terra da gente sofrida. Eu vou embora do meu sertão por causa da seca, mas levo comigo a esperança de voltar quando a chuva cair e os primeiros pingos molhar a terra e a semente germinar. Junto a minha caatinga eu quero dar o meu último suspiro.

Música: Asa Branca – Luíz Gonzaga

Vejam as fotos da culminância do projeto: 

 
 

   Após visitar a feira a secretária municipal de educação nos enviou a seguinte mensagem:


 Obrigado a todos que nos auxiliaram e prestigiaram nossa feira.

5 comentários:

  1. Parabéns pela realização desse maravilhoso evento. Tenho orgulho de ter estudado nessa escola! Um forte abraço a todos que contribuiram para esse sucesso!

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  2. Obrigada pela visita. Ficamos felizes por termos tido você como aluna e quem sabe virá um dia como professora?

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  3. A feira Cultural foi um sucesso, parabéns a todos que participaram.

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  4. Excelente trabalho. Faremos uma feira cultural em nossa escola e muitas ideias compartilhei desta escola. Parabéns a todos os envolvidos.

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  5. PARABENS PELA EXCELENTE ORGANIZAÇAO! MTO CRIATIVO!

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