segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Folclore!

A Influência dos Portugueses no Folclore Brasileiro

Dentre os diversos povos europeus que formaram o Brasil, foram os portugueses que exerceram maior influência na formação da identidade brasileira. Durante 322 anos o território foi colonizado por Portugal, e tivemos na migração da Corte portuguesa junto com toda a sua cultura de metrópole para as terras sul-americanas.
A chegada de portugueses não parou com a Independência do Brasil, e Portugal continuou sendo uma das fontes mais importantes de imigrantes até meados do século XX.
As evidentes heranças portuguesas são a língua e a religião católica. O catolicismo, profundamente arraigado em Portugal, legou ao Brasil as tradições do calendário religioso, com suas festas e procissões. Duas das celebrações mais importantes do Brasil, o carnaval, e as festas juninas, foram introduzidas pelos portugueses, não esquecendo o bumba-meu-boi, o fandango e a farra do boi, que denotam grande influência lusa.
Para o folclore, os portugueses também nos deixaram a crença em seres fantásticos como a cuca, o bicho-papão e o lobisomem, além de muitas lendas e jogos infantis como as cantigas de roda.

Bumba Meu Boi

É uma das festas folclóricas mais tradicionais do Brasil. Nessa encenação, semelhante a um auto, misturam-se danças, músicas, teatro e circo. Em cada parte do país, o boi tem um nome diferente: Boi-Bumbá, no Amazonas e no Pará; Bumba-meu-boi, no Maranhão, Boi calemba, no Rio Grande do Norte; Cavalo-Marinho, na Paraíba; Bumba de reis ou Reis de boi, no Espírito Santo; Boi Pintadinho, no Rio de Janeiro; Boi de mamão, em Santa Catarina e boizinho no Rio Grande do Sul.
A lenda na qual se baseia o Bumba-meu-boi reflete bem essa organização social e econômica. Ela conta a história de um casal de escravos, Pai Francisco e Mãe Catirina. Grávida, Catirina começa a ter desejos por língua de boi. Para atender suas vontades, seu marido tem de matar o boi mais bonito de deu senhor. Percebendo a morte do animal, o dono da fazenda, convoca curandeiros e pajés para ressuscitá-lo. Quando o boi volta à vida, toda a comunidade celebra.

No momento cívico realizado na Escola Municipal “Irmã Maria de Lourdes” para comemorar o folclore, a professora Maria Inês juntamente com seus anos do 5º ano do turno vespertino apresentaram a folia de reis e uma dança da música de origem portuguesa bate o pé.

Letra da Música Bate o Pé
Roberto Leal

Ai Bate o Pé!
Bate o Pé!
Bate o Pé!
Ai Bate o Pé!
Faça assim como eu
Ai Bate o Pé!
Bate o Pé!
Bate o Pé!
Foi assim que meu amor
Me prendeu...(2x)

Fui a festa de vinhais
O baile estava apagado
Me enfiei junto aos casais
Prá mostrar o meu bailado
E o povo foi se juntando
E perguntando o que é
E a todos eu fui mostrando
A minha dança do Bate o Pé....

Ai Bate o Pé!
Bate o Pé!
Bate o Pé!
Ai Bate o Pé!
Faça assim como eu
Ai Bate o Pé!
Bate o Pé!
Bate o Pé!
Foi assim que meu amor
Me prendeu...(2x)

Cantando umas cantigas
Numa certa romaria
Conheci a Albertina
E era assim que ela fazia
Dois passinhos prá direita
E mais dois pr'outro lado
E com a sua dança
Ela deixou-me apaixonado...

Ai Bate o Pé!
Bate o Pé!
Bate o Pé!
Ai Bate o Pé!
Faça assim como eu
Ai Bate o Pé!
Bate o Pé!
Bate o Pé!
Foi assim que meu amor
Me prendeu...(2x)

A Rita entrou prá dança
De braço com o namorado
Como ela explicava ao padre
Que dançar não é pecado
Você que está ai sentado
E triste e quase sem fé
Entre prá nossa roda
E comece a bater o pé...

Ai Bate o Pé!
Bate o Pé!
Bate o Pé!
Ai Bate o Pé!
Faça assim como eu
Ai Bate o Pé!
Bate o Pé!
Bate o Pé!
Foi assim que meu amor
Me prendeu...(2x)

Folia de Reis

Letra do Reisado
Pena Branca e Xavantinho

O galo cantou no Oriente
Ai, ai, ai, ai
Surgiu a estrela da guia ai, ai
Há no céus da humanidade
Ai, ai, ai, ai
Deus menino, Deus das filha ai, ai, ai, ai
Em uma estrebaria ai, ai
Vite e cinco de Dezembro
Ai, ai, ai, ai
E foi a seca do chão ai, ai, ai, ai
Pra nossa salvação ai, ai
Senhora dona da casa
Ai, ai, ai, ai
Oia a chuva no telhado ai, ai
Venha ver o Deus Menino
Ai, ai, ai, ai
Como está todo molhado ai, ai, ai, ai
Os três reis a seu lado, ai, ai
Deus lhe pague a bela oferta
Ai, ai, ai, ai
E voz deu com alegria, ai, ai
O Divino santo fez
Ai, ai, ai, ai
São José Santa Maria ai, ai, ai, ai

Fotos do Evento

 
  " A beleza da cultura popular de um povo poderá ser encontrada em seu folclore ou até resumida no mesmo." 

                                                                                                 Autor desconhecido

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Primeira Reunião de Pais/2020

No dia dezenove de fevereiro de 2020 realizou-se na Escola Municipal "Irmã Maria de Lourdes" às 18:00  a primeira reunião de pais ...