Anos Finais
Critérios:
1-
Cada turma do 6º ao 9º ano apresentarão três experiências.
2-
Dividir os alunos em grupos para organizar as suas experiências.
3-
No dia da feira os alunos deverão chegar meia hora de antecedência
para organizarem seus stands.
4-
Todos os grupos deverão forrar as mesas de branco, usar crachá de
identificação com nome do aluno e turma. No stand deverá estar bem
destacado o nome da experiência.
5- O
grupo deverá preparar bem as explicações sobre sua experiência e
cumprimentar cordialmente cada visitante.
6-
Serão distribuídos 02 pontos por conteúdo de acordo com o
desempenho dos alunos.
7-
A nota do aluno será dada pela equipe de professores responsáveis
por cada turma, que anotará em uma tabela para ser repassada para
os demais professores.
8-
O professor de ciências será o responsável em explicar sobre a
feira e os critérios estabelecidos em cada turma.
9-Terá
uma comissão julgadora secreta que avaliará as experiências, o
comportamento do grupo, o desempenho nas explicações, sendo que
será premiado o melhor trabalho.
10-
Será avaliado o aspecto visual: organização do espaço, mesas
forradas de branco, uso de crachás e uniforme, explicação,
comprometimento e a experiência em si.
11- Os
alunos deverão apresentar suas experiências até o dia 08/11/2019.
12- Os
visitantes assinarão uma lista de presença na entrada da escola.
13-
Ao terminar a feira, cada turma é responsável em organizar a sala.
Professores Responsáveis de 6º ao 9º Ano:
6º Ano Cobre: Brenda, Tatiany e Sérgio.
6º
Ano Prata: Brenda e Ana Cristina.
7º
Ano Ouro: Brenda e Regina Arruda.
7º
Ano Cobre: Brenda e Gerusa
8º
Ano Ouro: Brenda, Nilo e Natália.
8º Ano Cobre: Brenda e Mírian.
9º
Ano Cobre: Marlon e Nhara.
Observações:
- Primeiramente os alunos apresentarão as experiências para os professores de Ciências.
- Na semana que antecede a feira os professores responsáveis pelas turmas deverão acompanhar e assistir as experiências dos alunos pelo menos uma vez.
- No dia da feira os professores responsáveis deverão acompanhar a sua turma.
Premiação
EXPERIÊNCIA É VIVER, FAZER E EXPERIMENTAR.
Anos Iniciais
A
CIÊNCIA ESCONDIDA EM OITO CONTOS INFANTIS
A
Feira de Ciências acontecerá no dia 23 de novembro de 2019, às 9
h, na escola. Os anos iniciais terão como tema: “ Era Uma Vez...
Ciência para Quem Gosta de Histórias. Revisitam-se alguns dos
contos e das fábulas que fazem parte do imaginário coletivo de todo
o mundo, através de uma leitura da ciência acessível a todos.
Era
uma vez uma escola repleta com as personagens de oito histórias
infantis clássicas, que saltam dos livros para nos contarem a
ciência escondida nas entrelinhas - aquela ciência que está
presente no dia-a-dia sem sequer nos apercebermos. Nos corredores da
escola deparamo-nos com a Chapeuzinho Vermelho, o Pinóquio, o João
e o seu pé de feijão, a Rapunzel, a Branca de Neve, a Pequena
Sereia, a Cinderela e Os Três Porquinhos A partir destas histórias,
criaram-se experiências interativas para quem gosta de ciência.
JOÃO
E O PÉ DE FEIJÃO
Quando
o João chegou a casa com os feijões mágicos, a mãe não lhes deu
grande importância e até os atirou pela janela. No dia seguinte,
havia um enorme pé de feijão no quintal. Para nossas casas,
compramos apenas a meia dúzia de variedades de feijões que se
encontram nos supermercados, Esta é uma oportunidade para ver 40
dessas variedades, dentro de tubos e caixas, e perceber por que é
importante proteger a biodiversidade.
CHAPEUZINHO
VERMELHO
No
conto Chapeuzinho Vermelho ficamos então a saber como a audição, a
visão, o paladar e o olfato do lobo têm de ser muito apurados
porque ele é um predador noturno. Já a sua visão não é assim tão
boa.
OS
TRÊS PORQUINHOS
O
lobo soprou, soprou, e eis que a casa do porquinho voou! Para
trabalhar esse conto, pesquisarão sobre o ar. Como e através de que
se usa o ar? O ar é poluído ou não?
BRANCA
DE NEVE
Nesse
conto pode-se pesquisar sobre a diversidade humana (cor da pele,
altura, tipo de corpo)
A
PEQUENA SEREIA
Foi
sugerido, a partir desse conto que, de alguma maneira, se conhecesse
mais sobre a água e a água do mar. Por que a água do mar é
salgada e a água da torneira não? Por que o navio não afunda e o
submarino afunda? O que flutua e o que não flutua na água?
CINDERELA
Toda
arrumada, Cinderela entrou na carruagem. 05. Observe o animal abaixo
e responda as questões a seguir: (1 a) Nome: cavalo b) Classificação
quanto à sua alimentação: ( X ) herbívoro ( ) carnívoro ( )
onívoro c) Como nasce: ( ) ovíparo ( X ) vivíparo d) Classe a que
pertence: ( ) réptil ( ) anfíbio ( X ) mamífero ( ) peixe ( ) ave
e) Vive em qual ambiente: ( ) aquático ( X ) terrestre ... e
escolheu também um rato que tivesse o bigode mais fino. O rato é um
animal vivíparo. Explique o que são animais vivíparos. Animais
vivíparos são os que se formam dentro da barriga da fêmea. Tocou-a
com a varinha mágica e a abóbora se transformou numa linda
carruagem dourada! 07. Para uma plantação de abóbora desenvolver é
necessário percorrer várias etapas. Ligue a ordem às etapas de
desenvolvimento da abóbora. Semear a terra. 2 o Molhar a plantação.
3 o Retirar o mato que cresceu na plantação. 4 o Colher o que foi
plantado. 5 o Preparar a terra para a plantação.
PINÓQUIO
Construção
de um boneco de madeira (o Pinóquio) usando os palitinhos de picolé.
Eva.
Alunos
um circuito motor promovendo o desenvolvimento das habilidades:
agilidade, flexibilidade, alongamentos, equilíbrio, esquema corporal
e orientação espacial / temporal.
Através
do boneco articulado as crianças reconhecer e nomear e numerar as
partes do corpo.
RAPUNZEL
No
clássico conto de fadas, a princesa Rapunzel está presa no alto da
torre, e mal o príncipe diz “Rapunzel, Rapunzel, solta a tua
trança”, ela solta-o e ele sobe para a resgatar. Mas Cientista,
alguma vez te perguntaste se a trança da Rapunzel podia mesmo ser
tão, tão longa e aguentar com um príncipe? A ciência diz-nos que
sim! Vamos descobrir como?
A
Rapunzel é uma princesa conhecida pelos seus longos cabelos, numa
trança forte que desce a torre. E apesar de esta ser apenas uma
história de encantar, há um pouco de verdade nesta força do
cabelo! A ciência descobriu que o cabelo é mesmo algo super forte,
o que o pode transformar numa corda de salvamento. O desafio era
mesmo conseguir que crescesse tanto!
Muitos
cientistas estudaram a força do cabelo, e descobriram coisas
incríveis!
Um
único fiozinho de cabelo pode ter uma força de 200 megapascals.
Calma Cientista, explicamos já! A pressão é medida em pascais, e
ajuda-nos a perceber quanta carga pode levar antes de quebrar. Um
pascal é então a quantidade de massa que algo pode levar por metro
quadro de material. Consegues imaginar quantos quilos pode ter um
metro quadrado de cabelo? O mesmo que 3000 elefantes (cerca de
20.000.000 quilos)!
Outros
estudos mostraram também que a força de um cabelo pode ser
comparada com a força que fazemos quando tentamos segurar um saco
das compras só com um dedo.
Um
fio de cabelo humano é constituído pela cutícula, parece as
escamas de um peixe, é uma camada protetora do córtex. É a
cutícula que dá o brilho e a textura ao cabelo, e tem até 8
camadas de células umas sobre as outras. O córtex é o que está lá
dentro e dá a resistência, a elasticidade e a forma (liso ou
encaracolado).
Estrutura
de um fio de cabelo
E
se virmos ainda mais pequenino, encontramos as cadeias de proteínas,
feitas de moléculas e de átomos ligados. Estas ligações são como
umas molas, que quando esticamos muito se partem. Mas, como a
Rapunzel tinha uma trança, ajuda a que não se parta tão facilmente
porque a força é distribuída. Afinal, juntos somos mais fortes
(como o cabelo)!
Os
cientistas descobriram até que a força de 1000 cabelos podem
suportar um adulto de 80kg. Por isso, o príncipe podia mesmo subir
pela trança da Rapunzel.
Mas
só há um problema Cientista! O cabelo demora muito tempo a crescer.
Por ano, o cabelo humano pode crescer cerca de 15cm. Se a Rapunzel
estivesse presa numa torre de de 10 metros, ia demorar cerca de 66
anos até ter cabelo suficiente para o príncipe chegar até ela!
A imaginação é mais importante que a ciência, porque a ciência é
limitada, ao passo que a imaginação abrange o mundo inteiro.
Albert Einstein
Albert Einstein
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