TÍTULO-
ÁGUA: a gota que não pode
faltar.
TEMA-
ÁGUA: uso CONSCIENTE, preservação EFICIENTE.
INTRODUÇÃO
Abaeté é
um município do estado de Minas
Gerais,
no Brasil.
De acordo com o censo realizado pelo Instituto
Brasileiro de Geografia e Estatística em
2010, sua população é de 22 690 habitantes.
"Abaeté"
é um termo oriundo da língua
tupi e
significa "homem verdadeiro", através da junção dos
termos abá ("homem")
eeté ("verdadeiro").
Localizada
próxima à Represa
de Três Marias,
é cortada pelo Rio
Marmelada,
que em muitas situações de chuva, causou transtornos à po Apulação
da cidade devido às suas cheias. Ribeirão Marmelada, próximo
também à Represa de Três Marias e ao Rio
São Francisco.
A
bacia do ribeirão Marmelada está contida nos municípios de Quartel
Geral, Abaeté e Cedro do Abaeté. A bacia tem como seu corpo d’água
principal o ribeirão Marmelada, afluente do rio São Francisco, que
nasce no Município de Quartel Geral-MG, a 940 m de altitude. Sua foz
é no reservatório da represa de Três Marias, pela margem esquerda,
e possui área total de 874 km2.
O nome Marmelada, segundo Dr.
José Alves de Oliveira, se deve ao fato de terem encontrado nas suas
margens, uma grande quantidade da gostosa fruta silvestre conhecida
por marmelada-de-cachorro.
O abastecimento de água do
município de Abaeté é feito pela COPASA que utiliza este manancial
como principal fonte; portanto é de vital importância a
conscientização dos cidadãos para a preservação e conservação
deste recurso.
O desperdício
de água é um problema
socioambiental de graves consequências para a humanidade, haja vista
que, de toda a água disponível na Terra, apenas 3% é originalmente
própria para consumo. Todavia, desses 3%, apenas uma menor parte
encontra-se em locais de fácil acesso. Por isso, é preciso entender
melhor essa questão a fim de encontrar possíveis soluções.
Geralmente, na imprensa, nos
meios de comunicação e também no cotidiano, é comum associar a
ideia de desperdício de água a hábitos domésticos, tais como o
uso indiscriminado no chuveiro, a torneira mal fechada, a utilização
indevida da água, o não reaproveitamento, entre outros. Entretanto,
essa questão pode ir muito além do desperdício residencial.
Existe, por exemplo,
o desperdício durante o
abastecimento de água, causado
muitas vezes por falhas técnicas nas tubulações e sistemas
públicos de distribuição ou até por desvios ilegais realizados
por algumas pessoas para benefício próprio. No Brasil, segundo um
relatório do Ministério das Cidades, cerca de 41% de toda a água
tratada no país é desperdiçada, o que equivale a um número
inimaginável de litros não aproveitados e cerca de R$ 4 bilhões de
prejuízo.
JUSTIFICATIVA
Com o aumento da população
mundial, dos avanços industriais e tecnológicos, a demanda por água
só tenderá a aumentar e, se não a consumirmos de forma consciente,
ela será um recurso cada vez mais escasso, o que aumentará os
conflitos pelo seu acesso.
Assim, precisamos cuidar desse
nosso bem precioso, para que ele não nos falte no futuro e continue
propiciando o funcionamento dos ecossistemas. Afinal, a água é um
recurso finito.
Todos podem e devem ajudar a
cuidar da água. Observe o seu uso diário de água e pense em como
você poderia mudar os seus hábitos de forma a economizá-la.
Algumas mudanças de atitude que você pode adotar para contribuir
com o consumo consciente de água:
- Não tome banhos demorados. Cinco minutos costumam ser o tempo suficiente para termos uma boa higienização;
- Desligue o chuveiro na hora de se ensaboar e de passar o xampu e o condicionador, religando-o somente na hora do enxágue. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, um minuto de chuveiro ligado gasta cerca de 15 litros de água. Agora imagine o tanto de água que você vai gastar se tomar banhos de 20 minutos, e ainda com o chuveiro ligado! Seriam mais ou menos 300 litros de água potável sendo jogados fora pelo ralo!
- Evite brincadeiras com água. Troque-as por outras. Elas podem ser tão divertidas quanto às com água;
- Desligue a torneira ao escovar os dentes;
- Evite usar copos descartáveis, mesmo os recicláveis. Tanto a produção quanto a reciclagem deste material demanda o consumo de muitos litros de água. Prefira ter sempre em mãos uma caneca (daquelas de plástico mesmo) ou uma garrafinha de água (isto ainda te incentivará a beber mais água).
OBJETIVOS GERAIS:
-
perceber as interferências negativas e positivas que o homem pode
fazer na natureza, a partir de sua realidade social;
- reconhecer que a qualidade de vida está ligada às condições de higiene e saneamento básico, à qualidade do ar e do espaço;
- adotar, por meio de atitudes cotidianas, medidas de valorização da água, a partir de uma postura crítica;
- levar os alunos a entenderem que o equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;
- conscientizar que a água não deve ser desperdiçada e nem poluída.
- reconhecer que a qualidade de vida está ligada às condições de higiene e saneamento básico, à qualidade do ar e do espaço;
- adotar, por meio de atitudes cotidianas, medidas de valorização da água, a partir de uma postura crítica;
- levar os alunos a entenderem que o equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;
- conscientizar que a água não deve ser desperdiçada e nem poluída.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
-Despertar
nos alunos a consciência de uso racional da água, bem como a
preservação dos mananciais;
-Promover
o contato dos alunos com os mananciais inseridos na comunidade em que
vivem, para que possam reforçar a sua valorização e identificar a
real situação dos mesmos;
-No
âmbito escolar, desenvolver hábitos de uso consciente da água dos
bebedouros e banheiros, para evitar o desperdício.
-Incentivar
o uso de copos individuais e permanentes os quais serão adquiridos
por meio de pareceria com a cooperativa SICOB e distribuídos a cada
aluno.
-promover
o estudo da cartilha e propor ações para que os alunos não
desperdicem os alimentos servidos na merenda escolar, estando
conscientes do enorme consumo de água na sua produção.
ATIVIDADES A SEREM
DESENVOLVIDAS
O projeto ocorrerá com duas
turmas de 8º ano do Ensino Fundamental, com suas famílias e com a
comunidade em torno de suas residências.
1ª Etapa: conversar com os
alunos sobre a importância da água dos nossos mananciais para a
manutenção da vida daqueles que dele dependem para sua
sobrevivência.
2ª
Etapa: fazer o estudo da cartilha, através do qual, os alunos
obterão os conhecimentos fundamentais sobre o tema, apresentação
de materiais pelos alunos e análise dos mesmos;
3ª Etapa :o alunos deverão levar para casa um questionário sobre o consumo de água residencial para ser respondido pela família e a comunidade no entorno de suas casas.
4ª
Etapa: os alunos deverão trazer de casa os talões de água dos
últimos três meses para fazer a análise do consumo e
posteriormente serão feitos gráficos representativos desse
resultado.
5ª
Etapa: Será convidado um representante da Copasa para esclarecer aos
alunos sobre como é feito o cálculo sobre o valor a ser pago diante
da quantidade em m3
de água consumidos.
6ª Etapa: utilizar os materiais apresentados pelos alunos para a montagem de um mural sobre o assunto, em lugar visível a toda comunidade escolar;
7ª
Etapa: trabalho de campo onde os alunos visitarão o córrego
Cabeleira e o Ribeirão Marmelada, observando os fatores
determinantes à manutenção dos mesmos e aqueles que provocam
assoreamento, poluição e escassez hídrica.
8ª
Etapa: trabalho de campo onde os alunos colocarão nas proximidades
dos córregos placas informativas alertando a população sobre os
riscos e malefícios que o lixo traz quando jogado ás margens dos
corpos d’água.
10ªEtapa:
participação dos alunos no desfile de 7 setembro onde será
9ªEtapa: apresentação do teatro “Amigo Rio” e entrega aos
alunos dos copos que foram doados pelos parceiros do projeto,
evitando assim o uso de copos descartáveis e o desperdício de água
nos bebedouros.
apresentado
à comunidade o tema: “Preserve
nossas águas, abrace nossos rios”,
onde os alunos demonstrarão a toda comunidade presente os
conhecimentos adquiridos através do projeto, incentivando-a no
resgate da valorização dos córregos e rios que fazem parte de sua
história.
CRONOGRAMA
PROJETO
EDITADO E ENVIO
|
ATÉ
20/09
|
PROJETO
ELABORADO PARA APLICAÇÃO
|
24/05
|
DIVULGAÇÃO
DO PROJETO E INICIO DAS AÇÕES NOS 8º ANOS
|
05/06
a 12/06
|
INÍCIO
DO TRABALHO COM AS CARTILHAS
|
05/06
a 12/06
|
REALIZAÇÃO
DAS AÇÕES PROPOSTAS NO PROJETO SEGUINDO AS ETAPAS
|
JUNHO,
JULHO E AGOSTO
|
APRESENTAÇÃO
DO TEATRO: AMIGO RIO
|
SEGUNDA
SEMANA DE AGOSTO.
|
CONCLUSÃO
DE TODAS AS AÇÕES E ATIVIDADES PROPOSTAS.
|
ÚLTIMA
SEMANA DE AGOSTO.
|
FINALIZAÇÃO
E ENTREGA DO PROJETO EDITADO PARA ENVIO
|
11/09/19
|
RECURSOS UTILIZADOS
Materiais, tais como:
revistas, jornais, livros, contas de água passeios, palestra
entrevistas com pessoas da família e da sociedade, cola, tesoura,
papéis para o mural, enfeites, gravuras xerocadas, etc.
CONCLUSÃO
Espera-se que ao término do
projeto os alunos estejam conscientes da importância da água tanto
para a vida animal como para a vegetal, que saibam utilizá-la sem
desperdício e sem poluí-la, levando para seu meio social todos
esses aprendizados.
Fotos
da Palestra da Representante da Copasa e Apresentação da Peça de
Teatro: "Amigo Rio"
Fotos do Trabalho de Campo
DESFILE
07 DE SETEMBRO DE 2019
TEMA=
“NATUREZA COMO MESTRA”
O
desfile cívico de 7 de setembro é uma tradição em Abaeté.
E em respeito ao meio
ambiente, está sendo abordado o tema “NATUREZA COMO MESTRA”.
A Escola Municipal “Irmã
Maria de Lourdes” como instituição formadora de cidadãos, sempre
preocupada com a conscientização para a preservação do meio
ambiente, visando minimizar os problemas que desde já vem afetando a
todos nós como a escassez de água, contaminação dos rios, lixo em
locais inadequados e muitos outros; trabalha de forma incansável
para despertar em nossos alunos o sentimento de amor e respeito à
nossa natureza que como “Mestra” nos ensina e nos mostra que
sempre é possível se renovar diante das intempéries que nos
atinge.
Localizada no bairro São
Pedro, tendo em seu entorno belezas naturais que precisam ser
resgatadas e preservadas para as gerações futuras, abraça o
Córrego Cabeleira e o Ribeirão Marmelada, que hoje se encontram
esquecidos e maltratados pelo homem, com efeitos negativos já
emergentes, atingindo a todos nós abaeteenses.
Estamos conscientes que o bem
que se faz a Natureza, assim como o mal, nos retorna com igual ou
maior intensidade, chegando muitas vezes a graves desastres.
Então abrace essa causa:
NATUREZA NOSSA MESTRA!
Fotos
do Desfile
A Escola Municipal "Irmã Maria de Lourdes" abraça o projeto "Água, economizar para não faltar".
(Arcelor Mitall)
Nenhum comentário:
Postar um comentário