quarta-feira, 15 de junho de 2016

Feira Cultural - Abertura do Projeto das Olimpíadas Rio 2016

Público Alvo: Alunos dos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental.

Período de Execução do Projeto: junho, julho e agosto.
 
Introdução

Os jogos Olímpicos de 2016 oficialmente Jogos da XXXI Olimpíada, mais comumente Rio 2016,será um evento multiesportivo realizado no segundo semestre de 2016,no Rio de Janeiro, Brasil.
A escolha foi feita durante a 121º Sessão do Comitê Olímpico Internacional, que aconteceu em Conhague, Dinamarca,em 2 de outubro de 2009.Os jogos Paraolímpicos de Verão de 2016 serão sediados na mesma cidade e organizados pelo mesmo comitê.
Será a primeira vez que os Jogos Olímpicos serão sediados na América do Sul e a segunda vez na América Latina, depois da Cidade do México 1968. Será também a terceira vez que acontecerão no hemisfério sul, depois de Melboune 1956 e Sydney 2000.
O evento ocorrerá entre os dias 5 e 21 de agosto de 2016 e as Paraolímpicas serão entre 7 e 178 de setembro do mesmo ano. O local de abertura e encerramento será no Estádio do Maracanã. Serão disputadas 28 modalidades, duas a mais em relação aos Jogos Olímpicos de Verão de 2012. O Comitê Executivo do COI sugeriu as inclusões do rugby e do golfe, e foram aprovados durante a 121ª Sessão.

Justificativa

 Este projeto se  justifica pela importância da escola valorizar os esportes e também refletir sobre a inclusão enquanto processo formativo e de socialização para os nossos alunos.
 
Objetivos: 

* Despertar nos alunos o gosto pelo esporte,enquanto meio de socialização,de melhoria de qualidade de vida;

* Levar os alunos a conhecerem a origem e história sobre as olimpíadas, tanto dos jogos olímpicos como paraolímpicos;

* Colocar os alunos a par do evento que acontecerá em nosso país em agosto e setembro de 2016.  

 DesenvolvimentoOs trabalhos serão divididos por disciplinas.
  
Geografia e História:  

* Pesquisar sobre as olimpíadas como a origem e história, tanto dos jogos olímpicos como paraolímpicos;

* Explorar os países de origem dos atletas e as modalidades esportivas mais praticadas em cada país.

* Utilizar de Webquest para fazer a investigação.

* Utilizar de painéis e álbuns para mostrar os resultados.

Português e Inglês
 
* Pesquisar idiomas dos países participantes.

* Textos Informativos sobre as olimpíadas 2016.

* Pesquisar a Biografia de Vinícius de Moraes e Tom Jobim.

* Textos sobre os mascotes.

Educação Física:

* Pesquisa detalhada sobre cada modalidade de esporte apresentado nas olimpíadas.

* Expor o resultado através de cartazes.

Artes:

* Confecção de painéis com bandeira de países participantes, desenhos dos mascotes, ritmos musicais.
  
 Matemática:

 * Cálculos matemáticos.

* Tempo estimado para cada modalidade.

* Problemas, desafios.

* Probabilidades, gráficos e medidas.

Educação Religiosa: 

* Pesquisa sobre algumas religiões de países participantes.

Ciências: 

 * Condições de saúde

* Prevenção de doenças dos países participantes.
 
Participação: Professores, pedagogas, direção e alunos.


 Feira Cultural - Abertura das Olimpíadas Rio 2016
 Data: 18/06/2016
 Horário:

Cronograma de Atividades: 
* Fala da diretora
*  Hino Nacional
*  Introdução: Leitura do texto
Olimpíadas Rio 2016

O Brasil está às vésperas de sediar os maiores eventos esportivos do planeta, os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, cuja sede será a cidade do Rio de Janeiro.
É um fato histórico. Será a primeira vez que os Jogos Olímpicos serão sediados na América do Sul e a segunda vez na América Latina, depois da cidade do México em 1968. Será também a terceira vez que acontecerão no Hemisfério Sul. A escolha da cidade Maravilhosa para sediar o evento foi feita durante a 121ª sessão do Comitê Olímpico Internacional em Copenhaque, Dinamarca. Os Jogos Olímpicos acontecerão do dia cinco a vinte e um de agosto, os Paraolímpicos de sete a dezoito de setembro.
O ciclo olímpico brasileiro já iniciou. Agora é nossa responsabilidade transformar esses Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de janeiro, em plataforma pra a educação e a transmissão de valores importantes, como amizades, cooperação e excelência. Aproveitaremos a proximidade dos mega eventos esportivos para estimular uma reflexão sobre as olimpíadas como fenômeno cultural.

Histórico das Olimpíadas

Os Jogos Olímpicos  tiveram sua origem na Grécia antiga, aproximadamente 776 a.C. Era uma festividade com mistura de religião e esporte. Acontecia na cidade de Olímpia e inicialmente foi chamado de festival Olímpico. Acontecia de quatro em quatro anos e disputavam diversas competições esportivas: atletismo, luta, boxe, corrida de cavalo e pentatlo (luta, corrida, salto em distância, arremesso de dardo e de disco). Era uma forma de homenagear os deuses. Através dos Jogos Olímpicos buscavam a paz e a harmonia entre as cidades que compunham a civilização grega.


* Desfile da menina vestida de grega com a tocha olímpica 

A Tocha Olímpica apareceu pela primeira vez em Berlim, é inspirada no fogo sagrado e purificador dos gregos antigos. No Brasil o fogo da Tocha Olímpica vai iluminar a visão de um país hospitaleiro e responsável. Ela deixa claro em todo o Brasil que as Olímpíadas se dá em cada canto. Essa chama vai guiar toda a humanidade celebrando a paz entre as nações.
* Desfile de alunas representando países: Japão, China, Índia,etc.

O que representa as Olimpíadas Rio 2016 

A abertura dos jogos Olímpicos do Rio de Janeiro marcada para cinco de agosto abordará a história do povo brasileiro que traz uma mensagem poderosa e clara: cujo tema é a formação da sociedade brasileira destacando as origens indígena, europeia, africana e asiática.
* Diversidade Cultural

A diversidade cultural de nossa nação vai se fazer presente nos jogos Olímpicos e nos Paraolímpicos. O Brasil é um país onde há expressões culturais das mais diversas, tem o seu espaço e a sua vez. Essa capacidade de culturas diferentes convivem de forma respeitosa e é uma das principais mensagens que as Olimpíadas e Paraolimpíadas afirmam como exemplo de humanidade.

*Desfile de alunas com bandeiras representando alguns países participantes das Olimpíadas

Os jogos Olímpicos da era moderna tinham como objetivo o retorno do espírito esportivo da era grega e enaltecer os esportes. Tinha como principais valores o espírito olímpico, o entendimento, igualdade, amizade e jogo limpo. Países de vários continentes participaram e participam. Apresentamos alguns desses países: Brasil, Grécia, Portugal, Espanha, Alemanha, França, reino Unido, Japão e México.

* Música: Eu te amo, meu Brasil (cantada pelos alunos do 3º ano do ensino fundamental)
* Música: Cidade Maravilhosa (Tocada em CD)
* Reapresentação da dança da festa junina: Beija-flor.
* Música: Time Brasil (Cantada pela aluna Miriã do 7º ano)

* Símbolos das Olimpíadas

Os símbolos mais importantes são: Aros interligados, Tocha, Lema Olímpico,Mascote, Hino, Juramento e Medalha.

 Bandeira das Olimpíadas
 Os cinco aros interligados na bandeira das olimpíadas, que têm as cores azul, amarelo, preto, verde e vermelho, representa os cinco continentes e a união entre eles. É interessante notar que o fundo da bandeira é branco, isto porque a única cor que está presente na bandeira de cada um dos países filiados ao comitê Olímpico Internacional. este símbolo existe desde 2013.

Mascotes

São os personagens que acabam caracterizando cada edição dos jogos olímpicos. Foi criado em 1968 para os jogos frança. O objetivo das mascotes é criar um vínculo afetivo com o público e são criadas levando em consideração as características da cultura ou a fauna do local onde estão sendo realizados os jogos. As olimpíadas do Rio de Janeiro 2016 contarão com dois animados mascotes. Representando a fauna e a flora, eles são Vinícius ( representa os animais do Brasil) e Tom (representa as plantas do Brasil). Os nomes são justas homenagens a dois grandes compositores da música popular brasileira: Vinícius de Morais e Tom Jobim.

* Alunos vestidos de mascote e uma menina de grego (representando a saída da tocha da Grécia)
* Desfile de alunos representando várias modalidades esportivas

Ao todo serão disputadas vinte e oito modalidade olímpicas e a expectativa é de que participem, cerca de 10.500 atletas e 206 nações. O Brasil terá representantes em todas as modalidades. Apresentamos algumas com chance de medalhas.

* Apresentação de grupo de capoeira.


Fotos da Feira Cultural 






A direção da escola agradece a todos que contribuíram direto ou indiretamente para a realização do evento.

Um comentário:

  1. Foi uma manhã muito divertida, alegre... A escola se empenhou e foi muito bom o resultado !
    " A educação é a unica herança que ninguém deixa em testamento. "

    ResponderExcluir

Primeira Reunião de Pais/2020

No dia dezenove de fevereiro de 2020 realizou-se na Escola Municipal "Irmã Maria de Lourdes" às 18:00  a primeira reunião de pais ...