quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Relato de uma experiência de uso da mídia na educação


Implantação dos Laboratórios de Informática nas Escolas Municipais de Abaeté
Autora: Mércia Maria da Silva

O projeto PROINFO começou em 1997, na Escola Municipal “Irmã Maria de Lourdes” quando foi disponibilizado pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura) um laboratório de informática e uma das condições para recebê-lo era que fossem indicados dois funcionários para participar do curso e repassar para os demais funcionários. Por ser uma funcionária que sempre me empenhei em participar de cursos fui convidada para o projeto. No início fiquei um pouco receosa, mas resolvi aceitar o desafio. A outra funcionária indicada foi minha colega Renata, na época secretária na escola e que também aceitava todos os desafios propostos. O curso foi realizado através de oficinas, viajávamos até Diamantina - M.G. participávamos das oficinas e repassávamos para os funcionários da escola. Era o mundo digital chegando às escolas e para nós era um grande desafio, além de participar das oficinas, me matriculei em uma escola de informática e fiz vários cursos, pois precisava me preparar para trabalhar com minha nova clientela. O curso teve duração de um ano e no final de 1988 estava chegando na escola os computadores, caixas lacradas, expectativa de todos para ver o tão sonhado laboratório montado, na época sem internet, mas fazia uma diferença enorme para todos, pois conseguimos enriquecer nossas aulas com digitação de textos, jogos, muitas vezes trazidos em disquetes e copiados em cada computador, mas uma experiência enriquecedora para nós e nossos alunos. Hoje temos não um, mas sete laboratórios, sendo três na zona urbana e quatro na zona rural com um programa novo (Linux) e novamente estamos aqui aprendendo para repassarmos para os colegas, estamos sendo inseridos em um mundo repleto de mídias até então desconhecidas e que com certeza estarão enriquecendo ainda mais nossas aulas nos permitindo navegar pela internet e conhecer novos mares, mas sem nos esquecermos dos velhos tempos que tantas experiências nos proporcionaram. Me sinto feliz por ter ajudado a alavancar o projeto, pois cada laboratório, teve minha participação, fiz contatos com o MEC, ajudei a escolher os espaços físicos para montagem, mobiliário, funcionários para atuarem como técnicos, me empenhei na luta para conseguir cursos de capacitação e hoje estamos sendo cidade polo e recebendo nossos colegas das cidades vizinhas para os cursos de capacitação. Estamos vencendo cada desafio, buscando as ajudas necessárias junto a prefeitura, através da secretária de educação, que tem nos apoiado sempre e para mim é maravilhoso poder narrar esta experiência que jamais será esquecida por todos que tiveram e estão tendo a oportunidade de vivenciá-la. 

Fotos das escolas que foram contempladas com laboratórios do PROINFO

Escola Municipal “Irmã Maria de Lourdes”- Zona Urbana 
  Escola Municipal “Senador Souza Viana”- Zona Urbana 
 Escola Municipal “Chico Cirilo” - Zona Urbana
Escola Municipal “ João José Gomes”- Povoado do Paredão





    Escola Municipal “José Zacarias Alvares da Silva”- Povoado dos Patos
               Escola Municipal “Porto das Andorinhas”- Povoado do Porto das Andorinhas
                 Escola Municipal “José Leopoldino de Sousa Cruz”- Povoado da Lagoa

Fotos dos Laboratórios
 Laboratórios das Escolas da Zona Urbana

                                              Laboratório das Escolas da Zona Rural


Conheça mais algumas experiências pedagógicas visitando os sites:

 Autora: Elidiane Rodrigues da Silva

 Autor: José Manuel Moran

Autora: Cheila Aparecida de Jesus

Autora: Maria das Graças Pereira Duarte

Autora: Édna Maria de Almeida Santos


“O momento em que paramos de errar é justamente o momento em que paramos de aprender.”     Miley Ray Cyrus

4 comentários:

  1. Histórias assim precisam ser divulgadas, conhecidas e recontadas. O texto demonstra que as grandes conquistas da informática na educação são obtidas através do empenho das pessoas envolvidas. A vontade e o compromisso de aprender novas práticas educacionais e novas maneiras de transmitir conhecimento são essenciais para o sucesso no uso dos laboratórios de informática.
    Estes atributos fazem parte da sua metodologia de trabalho! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, Mércia, pelo seu esforço, pois foi através dele que hoje estamos com nossos laboratórios funcionando. Agora cabe a nós, educadores, vencer os desafios e inovar nossa prática pedagógica, promovendo um ensino mais prazeroso e eficaz,ampliando o saber escolar para além das salas de aula,do quadro e do giz .Sucesso sempre!

    ResponderExcluir
  4. Parabens , pelas fotos mto booas , sou um ex aluno dessa escola , mto competente os professores principalmente a dona Sandrinha e Debora.

    ResponderExcluir

Primeira Reunião de Pais/2020

No dia dezenove de fevereiro de 2020 realizou-se na Escola Municipal "Irmã Maria de Lourdes" às 18:00  a primeira reunião de pais ...