segunda-feira, 9 de maio de 2011

Momento Cívico

No dia 06 de maio realizou-se na Escola Municipal "Irmã Maria de Lourdes" mais um momento cívico no qual comemorou-se o dia do livro, dia do trabalho, dia das mães e também fez-se uma reflexão sobre a campanha da fraternidade.

  • Em uma atividade realizada pela professora Inês com sua turma do 5º ano cada aluno ficou responsável para trazer um poema relacionado ao livro e o aluno João Cláudio trouxe "O Livro" que foi recitado pela aluna Ludmila durante o momento cívico.
O Livro

Eu sou um livro.
Sou importante.
Tenho um trabalho emocionante.

É com palavras
Que me sustento
E nelas levo conhecimento.

Se alguém procura
O que fazer,
Sou opção
De bom lazer.

Eu posso ser
Muito engraçado,
Deixar você
Bem humorado.

Eu posso ser
Seu professor
E lhe ensinar
Com todo amor.

  • Os alunos do 5º ano da professora Inês encenaram  "O Lavrador e o moleiro"  homenageando os trabalhadores.

O lavrador e o moleiro

O que disse o pão ao padeiro?
Antes do pão, eu era farinha,
farinha que o moinho moía
debaixo do olhar do moleiro.

O que disse a farinha ao moleiro?
Um dia fui grão de trigo
Que o lavrador ia colhendo
E empilhando no celeiro.

O que disse o grão ao lavrador?
Antes de trigo, fui semente,
que tuas mãos semearam
até que me fizeste em flor.

O que disse o lavrador a suas mãos?
Com vocês, lavro essa terra,
semeio o trigo, colho o grão,
môo a farinha, faço o pão.

E a tudo isso eu chamo trabalho.

  • Em homenagem às mães: O aluno Thales do 7º Ano Vermelho recitou o poema "Para sempre", de Carlos Drumond de Andrade, a professora Natália preparou uma mensagem em áudio e as alunas do 6º e 7º Anos apresentaram uma dança.

Para Sempre

Por que Deus permite
que as mães vão-se embora?
Mãe não tem limite,
é tempo sem hora,
luz que não apaga
quando sopra o vento
e chuva desaba,
veludo escondido
na pele enrugada,
água pura, ar puro,
puro pensamento.
Morrer acontece
com o que é breve e passa
sem deixar vestígio.
Mãe, na sua graça,
é eternidade.
Por que Deus se lembra
- mistério profundo -
de tirá-la um dia?
Fosse eu Rei do Mundo,
baixava uma lei:
Mãe não morre nunca,
mãe ficará sempre
junto de seu filho
e ele, velho embora,
será pequenino
feito grão de milho.
         Carlos Drummond de Andrade

  • Refletindo sobre a campanha da fraternidade, os alunos dos turnos matutino e vespertino sob a coordenação da professora de Educação Religiosa Maria Cristina apresentaram a música Planeta Terra e Girassol, acompanhados pelos intregrantes do Grupo Abatuke e do Coral de São Cristóvão.
Fotos das Apresentações:























“Solidários, seremos união. Separados uns dos outros seremos pontos de vista. Juntos, alcançaremos a realização de nossos propósitos.”









2 comentários:

  1. Esse momento cívico foi muito especial. Teve tanta atividade interessante que me deu vontade de estar aí presenciando. Parabéns a todos da escola pelo empenho na realização do evento e para o pessoal da informática pela dedicação em registrar o evento no blog.
    Forte abraço.

    Edival Neves Vilaça
    E.M. "Chico Cirilo"

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Edival por estar sempre visitando nosso blog e deixando seus preciosos comentários e também pelas belas postagens do blog da Escola Chico Cirilo que muito tem enriquecido nossas aulas. Acredito que com esta parceria só temos a ganhar.
    Mércia/Escola Municipal "Irmã Maria de Lourdes"

    ResponderExcluir

Primeira Reunião de Pais/2020

No dia dezenove de fevereiro de 2020 realizou-se na Escola Municipal "Irmã Maria de Lourdes" às 18:00  a primeira reunião de pais ...