1º Momento - Funcionários da Escola
No dia oito de julho de 2015 realizou-se na Escola Municipal "Irmã Maria de Lourdes", a partir das oito horas da manhã um encontro entre direção, pedagogos e professores para discutir a proposta Virada Educação e analisar os resultados alcançados pela escola nas avaliações externa nos últimos anos. A virada Educação tem como estratégia a construção de um pacto com a sociedade em defesa da melhoria da educação pública em Minas Gerais. Ação desenvolvida em momentos e âmbitos distintos, primeiramente nas escolas, nos territórios de desenvolvimento e educativo. Evento de ação educativa, aprendizado, envolvimento e entusiasmo. A Virada Educação não se não se caracteriza como uma proposta de um evento isolado, mas como uma iniciativa de ações e práticas escolares contínuas. O evento será um marco para um rico processo de reflexão, construção e vivência de experiências educacionais ancorado nos princípios de autonomia, democracia e qualidade social. O foco da Virada Educação é provocar uma outra construção social da educação, estimular para que se perceba o aprendizado espalhado em todos os lugares. O entusiasmo é essencial na ressignificação do papel da escola e do território onde vivemos. A educação transborda por todos os lugares, deve ser percebida e potencializada. A escola precisa construir mudanças, é preciso trabalhar para que elas ocorram compartilhando ideias e sentimentos. Por meio da vontade comum teremos um novo espaço cheio de sonhos e prazer em aprender. Para organizar a Virada educação não podemos esquecer do mais importante: criar ações com raízes.
Questões Discutidas
- O cotidiano que os alunos vivenciam na escola desenvolve as competências que a sociedade demanda?
- A organização do trabalho escolar é planejada de modo a alcançar indicadores de eficácia e eficiência?
- A organização do trabalho escolar busca atingir os objetivos da escola?
- Quais determinantes afetam o desempenho educacional em nossa escola?
- No seu ambiente de trabalho prevalecem relações interpessoais humanas e justa?
- O sucesso escolar está diretamente relacionado ao clima do ambiente escolar?
- O que é necessário para o convívio democrático?
Após a discussão das questões os participantes foram organizados em grupos que apontaram as potencialidades, avanços, desafios e fragilidades identificados pela escola nos últimos anos.
Foto
" Ninguém se torna um professor perfeito. Aquele que que se acha perfeito, e portanto nada mais tem a aprender, acaba se transformando num grande risco para a comunidade educativa. No conhecimento não exista o ponto estático_ ou se está em crescimento, ou em queda."
Gabriel Chalita
2º Momento- Funcionários da Escola e Comunidade Escolar
No dia dez de julho de 2015 a partir das dezoito horas realizou-se o encontro entre funcionários da escola e comunidade escolar para discutir os resultados alcançados pela escola e as decisões tomadas no encontro realizado no dia oito.
Potencialidades e Avanços
- Melhora nos resultados das avaliações externas e na organização dos trabalhos pedagógicos.
- Laboratório de Informática funcionando desde 1999.
- Funcionamento da Sala de Recursos Multifuncionais desde 2007.
- Cursos de capacitação para os professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
- A família na escola.
- Maior interação com a realidade do aluno.
Desafios e Fragilidades
- Uniformizar o aprendizado.
- A omissão dos pais deixando a cargo da escola a educação dos filhos.
- Indisciplina gerando: falta de limites, respeito e alunos descompromissados.
- Criar sonhos.
- Criar hábitos de estudo despertando o gosto pela leitura.
- As limitações do sistema educacional.
- A falta de estrutura para implantar Educação Integral.
- Fazer com que a escola e a família caminhem na mesma direção.
Fotos
O que vai ficar da Virada Educação é o poder que temos de realizar atividades de grande valor simbólico, tocando professores, alunos, comunidade, fazendo com que o dia a dia da escola seja melhor.
" Um antigo ditado africano diz que é preciso toda uma aldeia para educar uma criança."